Nova Pick-up Fiat Strada

Essa eu precisava comentar em meu blog!
Toda a imprensa especializada em automóveis não fala em outra coisa a não ser no lançamento da nova pick-up Fiat Strada com 3 portas.
Estava assistindo o programa Auto Mais TV, que passa todo sábado na Band, e me deu vontade de escrever esse post.
Até parece que a Fiat pagou para a Band fazer uma matéria tão enaltecedora da Strada.
Vamos começar pelas 3 portas. Isso não é novidade no mundo dos automóveis, muito menos nos utilitários. É só a gente olhar na história, e lá atrás, vamos ver a velha Kombi. Nas versões mais novas – e bem antes de aparecer aí o Veloster, da Hyundai – a Kombi já oferecia 3 portas: 2 na frente (uma de cada lado) e uma lateral corrediça do lado direito.

Aí vem a Hyundai e lança o Veloster. Nossa…. 3 portas. Não nego que o desenho do Veloster me chama a atenção. Particularmente gosto do carro. Mas aquele motorzinho sem vergonha de 126 cavalos, por favor né? Lá fora a Hyundai já corrigiu o deslize e lançou um Veloster turbo. Esse sim deve fazer jus ao nome.

Mas voltemos à Fiat com a sua nova Strada. Nova em que? Nas 3 portas? Nossa, que novidade não é mesmo? Motores? Hummmm….. os mesmos! O velho 1.4 de 80 cavalos (fraco) o 1.6 16V e um 1.8 16V de 130 cv. A Honda, com um mesmo motor 1.8 consegue extrair 140 cavalos. Por que a Fiat ainda não adota a tecnologia de comando de válvulas variável? Até o Jac J3 já tem essa tecnologia.  Aliás, a JAC com um motor de 1,35 litro consegue extrair pelo menos uns 20 cavalos a mais do que o conseguido pela Fiat com seu motor de 1,4 litro, graças ao comando de válvulas variável.

A estrutura da pick-up é a mesma desde que foi lançada, com suas qualidades e defeitos. Aliás, a Fiat bem que poderia ter aproveitado essa mudança e feito algo naquele painel.

Erro de projeto que não foi corrigido: as saídas de ventilação posicionadas baixas demais.

Erro de projeto que não foi corrigido: as saídas de ventilação posicionadas baixas demais.

Observem na foto ao lado que as saídas de ventilação continuam colocadas baixas demais. Desde o primeiro Palio, lançado em 1996, é assim. Você tem de escolher entre refrigerar os joelhos ou sua mão direita no volante.  Já que fez uma alteração, por que não aproveitou pra rever essa falha? Quem tem qualquer modelo da linha Palio anterior a 2012, muito provavelmente, irá concordar comigo que essas saídas da ventilação são baixas demais.

E honestamente, R$ 49.480,00 por um carro como esse? Só no Brasil mesmo!

Anúncios

Sobre lcnoliveira

Um motorista comum mas muito interessado no universo automotivo.
Esse post foi publicado em automóveis. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s