Elantra GT x I30

A Hyundai tem caprichado no visual de seus carros. Vejam os novos Elantra, Sonata e o lindíssimo novo Azera. Ah, claro, e o novo Hyundai i30.

Mas mesmo antes de a Hyundai apresentar ao mercado brasileiro o novo i30, o antigo já fazia sucesso. Não é pra menos. Bonito, bem equipado e com preço atraente conquistou aqueles motoristas que gostam de carros hatches. O modelo anterior do i30 tem um motor 2.0 com 143 cv de potência e 19 kgfm de torque.

Agora para 2013 a Hyundai apresentou uma nova geração do i30. Mas se evoluiu no desenho e segurança, por outro lado perdeu no motor.

Agora o modelo nacional virá equipado com um motor 1.6, 128 cv com etanol e 122cv  quando abastecido com gasolina; o torque é de 16,5 kgfm/16 kgfm com etanol/gasolina.

Comparando esses números com a ficha técnica do i30 disponível no site da Hyundai, deduzo que o motor que equipa o modelo brasileiro é o Gamma 1.6 MPi FFV (E100), pois os números de capacidade cúbica, potência e torque são os mesmos do modelo nacional.

Enquanto isso, na América do Norte, a Hyundai apresenta o Elantra GT.

ImagemReparem na foto ao lado de que se trata do mesmo carro. Lá nos EUA é Elantra GT; aqui, i30; lá um motor 1.8 com 148 cv e 18 kgfm de torque. Aqui um “motorzinho” 1.6 com 122 cv. Aliás, esse motor é comum ao novo i30, novo Cerato (que está por chegar), HB20 e pasmem, Veloster!

Agora me pergunto: por que diabos a Hyundai trocou um motor 2.0 de bom torque por um 1.6 com menores potência e torque? Se ela não tivesse opção, eu entenderia. Mas ela tem. Tanto que nos EUA esse carro é equipado com um bom motor 1.8; e na Europa eles têm opções de 1.4, 1.6 e  1.8, gasolina e diesel. E o preço aqui no Brasil não reduziu! A expectativa é de que esse carro tenha preço iniciando na casa dos R$ 75.000,00. Agora, só para você, leitor, pensar duas vezes antes de comprar um carro zero quilômetro, lá na terra do Tio Sam esse mesmo carro, só que equipado com um motor mais potente – 26 cavalos a mais – custa 22.015 dólares; aproximadamente 44 mil reais. Já aqui, seu preço final será de 75 mil reais (na versão de entrada). Será uma boa diferença? 31 mil reais é uma boa diferença sim senhor!

Acho que o mínimo que a Hyundai poderia fazer no Brasil era oferecer, ao menos como opção, o motor 1.8 de 148 cv.

Nosso mercado já mostrou que nós brasileiros gostamos de carros potentes. Então não tem porque um montadora oferecer um carro com 122 cv de potência se ela tem condições de nos trazer um motor melhor.

Clique aqui e veja a matéria publicada no site da revista Car and Driver sobre o Elantra GT  e aqui para ser direcionado ao site da Hyundai internacional.

Anúncios

Sobre lcnoliveira

Um motorista comum mas muito interessado no universo automotivo.
Esse post foi publicado em automóveis e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s