Dica de trânsito

Tão importante quanto ver no trânsito é ser visto. E para isso, o uso dos faróis, seja de dia ou de noite, é fundamental.
Eu ainda me espanto quando vejo motoristas dirigindo a noite com os faróis principais apagados, usando apenas as luzes de posição.
Rodar a noite apenas com as luzes de posição acionadas é um péssimo hábito, pois o seu carro pode não ser visto pelos outros motoristas e por pedestres.
Para ilustrar a situação um pequeno relato: outro dia estava eu saindo do Setor Hoteleiro Sul (Brasília-DF) e ingressando no Eixo Monumental. Deveria ser por volta de 8 da noite. Um Fiesta (preto) vinha com os faróis apagados e usando apenas as luzes de posição; logo atras, um outro carro e um ônibus com os faróis ligados. Resultado: o Fiesta ficou na sombra formada pelos faróis dos carros que vinham atras e eu não o vi. O que aconteceu? Dei uma fechada (sem querer) no Fiesta que estava com os faróis apagados.
Segurança no trânsito é fundamental. Tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
E mesmo durante o dia um carro com os faróis acesos chama muito mais a atenção do que um carro com os faróis apagados.
Observem que os carros mais novos, especialmente alguns modelos BMW, Audi, Mercedez, entre outros, já saem de fábrica com as chamadas DRL – acrônimo para Daytime Running Lights – ou seja, Luzes de Rodagem Diurna. Essas luzes – de LED em sua maioria – acendem-se assim que o motor entra em funcionamento e é independente dos faróis principais. Elas são de alto brilho, portanto visíveis a longa distância, mas não ofuscam os motoristas que vêm em sentido contrário.
Se o seu carro não é equipado com essas luzes, você pode colocá-las. Existem no mercado várias opções. Existem umas tiras auto-adesivas que você pode colar por fora do farol, contornando o mesmo. Quando acesas, proporcionam um efeito bonito.
Além de dar aquele toque especial no seu carro, vai torná-lo muito mais visível para os outros e portanto mais seguro.
Se não gosta dessas luzes de led, use os faróis baixos mesmo durante o dia.
Seja dia ou noite, ande com os faróis baixos ligados. Ah… não esqueça: mantenha-os regulados para não ofuscar os outros motoristas.

Anúncios

Sobre lcnoliveira

Um motorista comum mas muito interessado no universo automotivo.
Esse post foi publicado em automóveis. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Dica de trânsito

  1. Michelle disse:

    Por favooooooooor , muito indecisa , estou querendo comprar um 1.0 , ou fiesta rocam , uno vivace ou celta , ou palio economy … o que faço ? fiz o test drive hoje do rocam e notei o soluço que ele dá em pequenas alavancadas, vc foi demaaaaaaais mesmo , adoreime dá uma opnião , o que fazer , será que vou me arrepender em comprar um fiesta rocam 1.0 ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s